Shows de fogos de artifício são muito bonitos, no entanto, o barulho nas redondezas do espetáculo é muito grande. E isso, é devido à grande quantidade de pólvora existente em um único fogo de artifício.
Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão). A pólvora, em um fogo de artifício, possui, além do nitrato de potássio também clorato de potássio. Estes compostos são denominados oxidantes e são altamente explosivos. A presença desses sais (KClO4 e KClO3) é uma forma de aumentar a explosão e a claridade proporcionada pelo fogo de artifício.
Na hora em que a pólvora explode, a energia excita os elétrons. Quando retornam aos níveis de menor energia, liberam então a luz colorida. Os sais de potássio são mais utilizados do que o de sódio pelo fato deste produzir a cor amarela e ofuscar as outras cores. As cores dependem do tipo de elemento químico que é usado na queima dos fogos. Os sais de sódio, por exemplo, produz cor amarela; sais de bário, produzem cor verde; sais de cobre, produzem cor azul, sais de potássio produz cor violeta, entre outros. E isso ocorre com dois fenômenos: incandescência e a luminescência.
Incandescência: É a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca.
Luminescência: É a emissão de luz por uma substância quando submetida a algum tipo de estímulo como luz, reação química, radiação ionizante.
Por que os cachorros e gatos tem medo de rojões?
Traumas e medos não são sentimentos exclusivos dos humanos, os animais de estimação também podem sentir essas sensações. Muitos cachorros ficam extremamente assustados com os barulhos de trovões, um breve anúncio da tempestade já pode deixá-los em pânico. Além do trovão, alguns sentem medo de fogos de artifício. Mas por que eles tem medo?
Instinto de Preservação
Esses animais podem simplesmente estar seguindo seus instintos. O barulho alto e estrondoso pode indicar perigo, e para fugir de algo desconhecido, eles correm e se escondem. Esta é uma maneira de sobrevivência, os estrondos dão a impressão de que algo grande e que eles não conhecem e dificilmente podem encarar, está perto. Por isso não é a toa que quando algum objeto pesado cai em casa, eles também correm, é tudo para não se ferir.
Mito da Dor de Ouvido
O mito de que trovões causam dores de ouvido no animal é totalmente incorreto. Eles possuem uma audição mais sensível que a dos humanos, isso é verdade, mas o estrondo dos raios não é capaz de causar dores ou danos nos ouvidos deles. Eles têm um comportamento de medo por associar o rojão com o perigo.
Traumas
Um cachorro com medo de trovão desenvolve mais facilmente o trauma. Ou seja, devido a seu medo do rojão, eles começam a associar qualquer outro barulho que seja um pouco mais forte com o fenômeno natural. Por isso, muitos começam a tremer ao menor sinal de relâmpago, e estrondos fracos. Barulhos dentro de casa podem começar a assustá-los.
Cura
Este é um tipo de trauma em animais que nada fácil de resolver. O segredo é ter calma e o tratar com mais carinho ainda.
Acostumar o animal aos poucos
Pois é, infelizmente nessas épocas de jogos e festas de final de ano muitos animais acabam, por medo, fugindo do seu lar, se machucando com a própria coleira, entre outras coisas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário